Hoje o post vai ter gostinho de nostalgia! (:
Tá na hora do cafuné!!!

Vou falar sobre um dos desenhos favoritos da minha infância: o Fantástico Mundo de Bob (Bobby’s World), um dos desenhos mais famosos dos anos 90 que contava a história de Bob Gerenic (pronuncia-se “GEN-e-ric”), um garoto de 4 anos que tinha uma imaginação MUITO fértil!
O desenho estreou no dia 8 de setembro de 1990, pela Fox Kids, nos Estados Unidos. Já no Brasil, o desenho estreou em 1991, no programa de Mara Maravilha, posteriormente os outros episódios foram exibidos no programa Bom Dia & Cia, na época apresentado por Jackeline Petkovic (ex-Fantasia).
A série teve 8 temporadas, terminando no ano de 1998.
Mas O Fantástico Mundo de Bob não era um desenho bobo, longe disso. Ele explorava um universo divertido, complexo e cheio de confusões dentro da mente infantil.
E pra gente entrar no clima, nada melhor do que relembrar a abertura do desenho:

Como surgiu O Fantástico Mundo de Bob?
Em 1989 a FOX estava criando uma divisão de TV e convidaram o ator/comediante Howie Mandel (apresentador do “Deal or No Deal”, mindfuck muito bem lembrado pelo senhor @borbs) para fazer um show baseado no personagem Bob, o qual ele fazia em suas apresentações de stand up.
Segundo Howie, para elaborar o roteiro do desenho, ele e 2 amigos se sentaram e começaram a lembrar de histórias que realmente aconteceram na própria infância, ou histórias verdadeiras que eles ouviram que aconteceram com outros amigos. Essa foi a semente do Mundo de Bob.
Os personagens do desenho também foram baseados em características dos amigos de seus pais e parentes. Todas enroladas e misturadas em cada um.

História
O Fantástico Mundo de Bob tem um olhar cômico e perspicaz dentro da mente de quatro anos do pequeno Bobby Generic, o alter ego do ator/comediante Howie Mandel. Bob (sempre na companhia de seu triciclo) vive em uma vizinhança suburbana típica, mas o desenho animado leva o espectador para dentro de sua imaginação para descobrir um mundo de aventura e descobertas.
Cada episódio baseia-se em situações cotidianas da família junto aos problemas e medos que Bob tem durante o seu crescimento, que são ampliados (exageradamente) pela imaginação infatantil de Bob. E é através da imaginação dele que vislumbramos como as crianças lutam emocionalmente e criativamente com os problemas da vida. (ser criança não tá fácil, não!)
Bob tem a mania de levar tudo no sentido literal da coisa, deixando sua imaginação dominar suas ideias! Esse é um dos pontos que talvez tenha sido o segredo do sucesso da série: a identificação das crianças com a imaginação e o raciocínio literal de Bob!
Todo mundo já se identificou com algum pensamento do personagem, como quando sua mãe dizia que “a mentira tem perna curta” e você logo imaginava uma mentira com perninhas bem curtinhas andando por aí. =P
A imaginação do personagem era evidenciada pelos traços de Bob, que ao contrário dos outros personagens do desenho, ele tinha uma cabeça desproporcionalmente grande para o seu corpo de criança. (TODOS CABEÇUDO SE IDENTIFICA)

Personagens
Bobby: O protagonista do desenho animado! Bobby é uma criança de 4 anos, filho caçula da família Generic. Todo a história do desenho é vista através dos olhos dele, com muita imaginação, monstros e medos.
Bobby era muito pouco compreendido por sua família, que não entendia muito bem esse mundo de sonhos onde o menino vivia, por isso ele acabava apelando para alguns amigos imaginários, como sua aranha de pelúcia Webbly.
Webbly: A aranha de pelúcia e fiel companheira de Bobby. Webbly vivia sendo arrastado pelo chão por Bobby segurando em uma das suas 8 patas BEM compridas. A aranha de pelúcia era multiuso, servia desde cobertor até de escada para Bobby.
Howie Generic: O pai de Bobby. O Sr. Generic é um homem de negócios, pai de família, que tem os mesmos problemas de qualquer outro chefe de família de classe média, a diferença é que Howie encarava a vida sempre com muito bom humor. O pai de Bobby voltava ao fim de casa episódio da série, mas na pele do comediante Howie Mandel, para ensinar alguma “lição do dia” para as crianças.
Martha Generic: A adorável mãe de Bobby. A Sra. Generic é fã de Elvis Presley, carinhosa, dedicada e mãe em tempo total! Acompanha de perto a educação dos 3 filhos e faz Bobby realmente acreditar que ela “tem olhos atrás da cabeça” para ver tudo o que está acontecendo.
Kelly: A irmã aborrecente de Bobby. Kelly é a irmã mais velha com 14 anos e tudo o que ela pensa é: roupas, meninos, popularidade e música.
Derek: O irmão “do meio” de Bobby. Derek tem 10 anos e adora andar de skate e jogar baseball com seus amigos. Sua preocupação com Bobby é igual aos outros meninos da idade dele: nenhuma.
Roger: O cachorro da família Generic! Um grande companheiro para Bobby, Roger é um cachorro dócil, brincalhão e bagunceiro, bagunçando por aí como todo cachorro faz.
Tio Ted: Sabe aquele tio divertido que te jogava pra cima e fazia cafuné na sua cabeça? Esse é o Tio Ted! É uma das figuras que Bobby mais gosta em todo o desenho.
Capitão Squash: O herói favorito de Bobby! Ele tem diversas tranqueiras e produtos do capitão Swquash por todo lugar! E ele e o Capitão sempre trocam uma ideia na imaginação de Bobby.

Roteiro e linguagem
O roteiro do desenho usava diversas formas de trabalhar as informações que passavam pela cabeça de Bob! Uma delas era uma espécie de flash back imaginário, onde Bob tentava reconstituir informações do passado com alguns toques exagerados de expressões que já tinha ouvido. A outra é a exprectativa que Bob cria para alguns assuntos, como é o caso da famosa “Tia Ruth”, que Bob nunca havia conhecido mas já tinha medo e imaginava a tal como uma bruxa devoradora de criancinhas.
Vale a penda dar uma olhada nessa parte do episódio:

Sem dúvida, O Fantástico Mundo de Bob foi um marco nos anos 90 e uma inovação no roteiro dos desenhos animados, o que reflete no seu sucesso e em todas as lembranças que nós temos da série até hoje!
E para quem leu o post e ficou com saudades, pode fazer o download da 1ª temporada do desenho aqui.
Além disso, ainda tem vários episódios para assistir online pelo Youtube! (:
Bateu até uma saudade de ser criança, né? ^^

Quem escreve? Tammy


Jornalista com PhD em bacon, fundadora do Garotas Geeks e especialista em tecnologia. Tamirys é a encarnação humana do Snorlax, desbravadora de indie games, faz cospobre de Pikachu nas horas vagas e é a doppelgänger paulista da Luiza.

Categorias: Mundo Geek

Comentários

  1. Gente, o bom-dia nessa época era da Eliana, pfv.

  2. Paulo disse:

    Ótimo Post!
    Bob era muito legal!

    Neste site tem uma arte do Bob que gosto muito
    http://diegodandrea.com/

    Depois olhem lá!

  3. [...] Lógico que a discípula do Fantástico Mundo de Bob aqui ficou imaginando como se trabalha como gabinete. Queria compartilhar com vocês uma imagem do [...]

  4. Caraaaca O_O eu devia ter uns 5 anos quando passava isso e ter assistido, por que me lembro da abertura D: ô sensação estranha.

  5. @myanjos disse:

    Nossaaa nem acreditei quando vi, *-* … nostálgia TOTAL xD … que saudade !!!!!!

  6. Guilherme Jacob disse:

    Owa,

    Nossa, excelente redação =D Parabéns… Agora preciso saber onde arrumou essa imagem perfeita que tá no inicio do post. e pq foi fazer um acampamento com esse temas mas tá difícil pra axar =O

    se puder me ajudar

  7. Nostalgia TOOOTAAAAAAAAALLLL
    Eu era um pivete qndo assisitia isso e mais tarde, qndo eu fazia perguntas idiotas na aula de matematica, a professora falava pra eu sair do mundo de bob HAUHAUHAUHAUHAU

  8. Aninha disse:

    Que saudade! O Fantástico mundo de Bob era sem dúvidas meu desenho preferido! Adorei <3

  9. Ai, eu amava O Fantástico Mundo de Bob, vi minha infância toda hehe!
    Adorei o post e conhecer um pouco mais por trás do Bob!

    beijoos

  10. Muka disse:

    Bob cuzão nesse episodio trollando o pai na frente do guarda.
    Mó cagueta

  11. Matheus Graciano disse:

    Rever a abertura trouxe lembranças da infância, que isso. Só as Garotas Geeks pra proporcionar essa emoção xD

  12. -darkthunder "Paula" bloodymoon disse:

    NOSSA SENHORA! Isso eu leeembroo quase que de cor!

    Assistia na mesma época A Vida Moderna de Rocko, Doug, CatDog (não perdia UM, assim como minha irmã) e os clássicos Tom e Jerry, Popeye, Pernalonga e a trupe dele (na antiga Hora Acme do Cartoon Network, onde tinham aquelas vinhetas animadas com as presepadas do povo… MEDO até hoje XD), e outros que não me recordo mais…

    [Nota Mental: apresentar esse desenho pra minha irmã mais nova]

  13. Vinnie disse:

    Gente, acredita que eu não gostava? ;_;
    por algum motivo não gostava, sei lá huahua
    mas assistia do mesmo jeito :x

    o episódio que a geladeira cria vida me aterrorizou por algum tempo.. hauhauhaua

  14. Marcelo Beat disse:

    Meu episódio preferido é aquele em que a família leva o Bob pra passear sei lá onde num sábado de manhã (faixa de horário da tv americana que é dominada pelos desenhos animados), quando tudo que ele queria era ficar em casa vendo desenho. Daí ele começa a viajar que tá dentro dos desenhos, e, nessas partes, o estilo dos traços fica igualzinho ao das animações citadas, como Charlie Brown, Zé Colmeia, Popeye… Sensacional, pelas referências e cuidado em imitar os traços desses clássicos!

  15. Rafael Kaen disse:

    Adorava esse desenho, aquela cena dele no corredor com a motoca foi inspirada no filme O Iluminado!

  16. Anne disse:

    Um dos pouquissimos desenhos infantis que não levavam duplo sentindo (Pernalonga, Tom e Jerry, Pica Pau, Cat e Dog e um monte tinha duplo sentidos misturados com as piadas e fantasias dos desenhos).
    Esse desenho é um dos poucos que eu posso dizer que “são para criança” e retratam exatamente como é uma vida de criança. Eu assistia muito

  17. Aninha disse:

    A lembrança mais velha que eu tenho de um desenho é esse. Ele ia pro primeiro dia do colégio, dai ele dormiu de pijama pra acordar pronto. Uma vez fiz isso por causa desse desenho.

  18. o stewie de velocípede veio daí?

    eu era cabeçudo e minha irmã fazia bullying por isso -n

  19. Jean disse:

    Nostalgia mode:ON!!!

    *-*

  20. Bru disse:

    Lembrei de outro desenho que eu e meu irmão éramos viciados, e sempre que falo dele ninguém lembra. D:
    http://www.youtube.com/watch?v=lEmSMvdMH4M

    Alguém assistia isso? Era bizarro. :P

    1. Mel disse:

      G.ZUIIIIIIIIIIIIIIIS AMADOOOOOOOOOOOOOO QUE QUE IIIIISSSSSSSOOOOOOOOO XDDDDDDDDDDDD

      DÇAOIBDOASDOASIDA MEODEOZZ!
      you win!

      eu NUNCA ia lembrar desseeee

      1. Bru disse:

        MELDEEEEEEEEEEEEEEEELS MAIS ALGUÉM NAO ESTOU SOZINHA NESSE MUNDO Q EMOÇÃO xD

    2. Muka disse:

      Nuss eu assistia! Acho que tinha um jogo de megadrive desse jogo! Eu alugava direto mas num lembro se era pra mega ou pra snes!
      Era fudidoooooooo

  21. Mindú disse:

    O fantástico mundo de BOB *.* Q nostálgico ^^ Lembro da abertura do desenho com aquele tema viciante e ele correndo pela casa de motoca =D
    Lembrei agora também da musiquinha q ele fez no dia q ele ficou apaixonado. Era algo parecido com “É o amor, ou é o gás, vc pode adivinhar…” HUAHUAHUAHUAHUA

  22. Bru disse:

    Nostalgia WINS *-*

    Acho que os desenhos eram melhores naquela época. O único que eu gosto de hoje em dia é Bob Esponja, mas aí lembro que ele tem mais de 10 anos. :P

  23. Mindú disse:

    O fantástico mundo de BOB *.* Q nostálgico ^^ Lembro certinho da abertura do desenho com aquela músical viciante =D Lembrei agora também da musiquinha q ele fez no dia q ele ficou apaixonado. Era algo perto de “É o amor, ou é o gás, vc pode adivinhar…” HUAHUAHUAHUAHUA

  24. Liryan disse:

    Só uma questão de gerações, claro, mas eu prefiro Calvin and Hobbes :cP

  25. Pepe-kun disse:

    OMG! Vejo a minha infância retornando!
    O mundo de bobby era divertido mesmo e inesquecível…

    Quando eu for um tiozão, quero ser igual o Tio Ted xD

  26. Naaty disse:

    Fuuundo do baú haha. Adorava !

  27. Darkmaru disse:

    O cabeça de melancia XD

  28. Dani disse:

    Era não, é meu desenho favorito. Ainda vivo no fantástico mundo de Bobby, rsrs

    Adorei a matéria!

  29. disse:

    um dos melhores desenhos que eu já assisti <3

  30. Suzane disse:

    Meu eu A-M-A-V-A esse desenho e assistia todos os dias… mas olhando hoje e lembrando daquela amiga dele que dava bjus e tb era cabeçuda o desenho se parace (em termos gerais) Calvin e Haroldo! =]
    Adoro todos!

  31. Skilo disse:

    Eu sempre quis ter uma Webby T.T

    Adoro o desenho, acho difícil alguém não se identificar com as histórias dele.

    Quando meu irmão mais novo nasceu ele gostava de Rugrats (os bebês estranhos da nick) que não vou falar que é ruim, tem a mesma proposta se eu me lembro bem, mas nem se compara com Booby. Pena que na época não pensei em procurar episódios para ele assistir =’(

    Ahhh… Minha infância foi boa =)

  32. Zilda disse:

    Vcs arrasaram nesse post!! Muitas lembranças das manhãs ao lado do Bob!

  33. CALEBE disse:

    Lembrei quando eu acordava e ligava meu super nes e quando desligava tava passando O fantástico mundo de bob,era como se tudo aquilo virasse lição pra minha vida.Nunca vou esquecer o episodio que o Bob ensina como se comportar na casa de amigos,como pedir mesada pro pai etc.Excelente post Tammy ;*

  34. Débora disse:

    surtei quando vi a tammy dizendo sobre esse post no twitter D:
    eu não perdia um episódio! pegay a época que ele passava no bom dia e cia. no sbt HAHAHA eu ficava imitando ele com a minha motoca ;x abafa isso gentemmm! alçkjsçalkjçslakj -q
    tenho na memória o episódio da estátua do elvis da mãe do bob, que ele quebra HAHA
    ótimooo post!
    e ótimo desenho x)
    parabéns tammy :*

  35. Rick disse:

    Muito bom! Meu apelido qdo criança era Bob, pq eu tinha um cabeção…hahahaah… muito nostálgico

  36. Black Kamen Rider ( O Antigo )… eu tava Lembrando de Doug Funie…
    Also, Belo Post

  37. Luh ~ disse:

    Não acredito que fizeram um post desses. Meu Deus, que saudade da minha infância. Surtei aqui. Só me vem as manhãs que eu acordava cedinho pra assistir. *-*

  38. Fantástico mundo de bob, Eek the cat, os cowboys de moo mesa, biker mice from mars, silverhawks, foram os desenhos que todos nossos “filhos” deveriam assistir, por que não existiu desenho mais epic como esses.o unico momento que eu ficava em casa era quando eu assistia jaspion ou changeman(sim eu sou velho pra cacete).
    muito bom o post.eu sempre quis ter um webbly. #desejomortal