Faz 2 dias que eu resolvi entrar nesse mundo de League of Legends que todos estão tão vidrados. Devo admitir que isso só aconteceu depois de muita insistência do meu marido, que é completamente viciado e achou que se eu começasse a jogar seria ótimo para passarmos mais tempo juntos <3 Apesar dele nunca ter dançado no Just Dance comigo, eu cedi e aceitei o desafio. Esse nunca foi meu estilo de game, nunca joguei Dota nem Warcraft, então entrei no LoL completamente virgem e inexperiente. Por isso, resolvi usar as minhas dificuldades de iniciante para contribuir para um mundo melhor, ajudando aqueles que estão começando agora também e relatando minhas novas descobertas. Bonito, não? E também aceito dicas e truques de quem já é mais experiente para me ajudar a melhorar ainda mais. Então vamos lá!

Dia 1: Puro desespero

Tudo começou num sábado a noite, não tinha muito o que fazer. Resolvi experimentar o League of Legends que meu marido e alguns amigos estavam ubber viciados. Tudo começou bem tranquilo, com um tutorialzinho básico de como usar os poderes, bater e correr. Depois um segundo tutorial um pouco menos tranquilo de como agir em uma batalha. Mas, até aí, ainda estava tudo bem.

Para as lições básicas eu poderia escolher um dos três personagens: Ashe (uma arqueira com poderes de gelo), Ryze (um mago que solta uns rainhos) e o terceiro é um guerreiro, acho que se chama Garen, não prestei muita atenção porque não gosto muito de “~lords~”. Escolhi o Ryze por afinidade mesmo. Sempre gostei mais de personagens mágicos.

Depois do tutorial, o Felipe (my husband), falou para eu jogar com ele e o irmão dele, mas contra bot mesmo, para eu treinar antes de entrar no PVP. Até tinha achado o Ryze legalzinho, mas como ele não estava entre os personagens grátis da semana (para quem não sabe, toda semana eles liberam alguns campeões de graça para as pessoas testarem) e eu não tinha certeza se queria comprá-lo, resolvi testar um dos que estavam disponíveis mesmo.

Minha primeira escolha foi a Evelynn:

Escolhi ela primeiro porque o nome é parecido com o da minha mãe (Evely), achei que podia dar sorte. E segundo porque ela também tem aquele ar sombrio de mago, é azul e tem cabelos vermelhos, parecia ser legal. Quando o jogo começou, eu ainda vi que ela falava frases como “a noite é o meu véu” e pensei “adorei” e que tinha feito uma boa escolha mesmo.

Bom, minha felicidade durou só até os primeiros 90 segundos de jogo, quando as tropas são liberadas e a treta começa de verdade. Vocês já viram uma criança deficiente de 3 anos tentando programar um computador? Para mim, foi quase isso.

1ª dificuldade: Clique direito x Clique esquerdo
Sou só eu ou mais alguém acha que a lógica de botões do mouse em LoL está invertida? Para andar e bater normal, sem usar o mana, a gente clica com o direito, e para usar as magias especiais a gente clica com o esquerdo. E eu simplesmente não conseguia enfiar isso na minha cabeça (e até o momento ainda apresento certas dificuldades). Para mim, andar é com o esquerdo e magia é com o direito, e ponto.

Agora imagina eu desesperada tentando fugir apertando desesperadamente o botão errado? E pior, enquanto eu tentava bater, ficava apertando inutilmente o botão de correr. Agora imagina alguém vendo a cena de fora um bonequinho retardado correndo que nem bêbado pra lá e prá cá sem acertar ninguém e morrendo que nem uma banana? Foi mais ou menos assim.

O Felipe pediu para eu não esquecer desses detalhes aqui, como ele disse: “nao esquece de colocar muitos ‘não consigooooo’ (cliques vesgos e desesperados)“.

Realmente, quando ele e o Mateus (irmão dele) perguntavam por que eu tava correndo em zigue zague que nem besta e não batia em ninguém, eles tiveram que ouvir milhões de “não consigooo” chorosos.

Quase desisti no meio do jogo, falei que eu não tinha jeito pra League of Legends e que era muito difícil. Mas o Felipe foi firme em me incentivar, falou que eu tava exagerando, ficando desesperada demais e não conseguia pensar direito por isso. Que era normal, que eu nunca tinha jogado nada parecido antes e que quando eu percebesse, já não acharia mais tão difícil.

2ª dificuldade: me achar na batalha

Resolvi dar outra chance. Joguei mais algumas partidas com a Evelynn que foram bem similares à primeira. Recheadas de:

Felipe: Marina, te salvei (minha personagem com um peido de vida).
Eu: Ah é? Nem tinha visto.

Felipe: Caraio, to matando herói do seu lado e você não vem ajudar.
Eu: Ah é? Nem tinha visto.

Obs: mais um trecho escrito pelo próprio que pediu para eu não esquecer de colocar aqui também.

Mas é verdade mesmo, para mim já era muito complexo eu sobreviver e andar, imagina se eu ainda ia conseguir prestar atenção no que mais estava acontecendo no jogo?! Impossibru.

3ª dificuldade: desbloquear a tela

Mais uma lição que meu amado tutor, Felipe, tentou me ensinar sem sucesso. Ele disse que, para eu ser uma boa jogadora, tinha que usar a tela desbloqueada para enxergar o que aconteci em outras partes do mapa. Mas tudo o que eu conseguia fazer era empurrar a tela longe pra caralho demais e me perder no jogo e morrer porque não conseguia me localizar. Desisti dessa lição, achei que as lições 1 e 2 deveriam ser aprendidas primeiro antes de dar esse salto.

Superando as dificuldades

Até que eu resolvi testar outro personagem disponível, a Vayne:

Meus companheiros falaram que era uma boa escolha, que ela matava demais. E admito que a partida com ela foi mais fácil, ela é mais simples, pura porrada. E dessa vez eles foram me indicando os itens certos de comprar para deixar ela mais forte ainda. Foi a primeira partida que eu me diverti de verdade.

Como eu estava com dó deles terem que jogar contra bot por minha causa, deixei eles irem pro PvP e fui tentar uma sozinha contra o computador. MATEI 27 VEZES E SÓ MORRI 7!! Aí fiquei me achando ~fodona~, me sentindo a nova master ultra gamer de League of Legends, achei que estava preparada para o meu primeiro PvP.

Meu primeiro PvP

Foi uma tragédia. Não matei ninguém, morri 11 vezes, dei só duas assistências e meu time perdeu, e muito por culpa minha, porque eles tinham que se preocupar comigo. Voltei pro desespero inicial, falando que eu não conseguia jogar, que era muito difícil pra mim, etc, etc. Pelo menos ninguém desconhecido me xingou, o que me deixou mais tranquila, mas aposto que todos me julgaram. Fazer o que, né.

Depois dessa, fui dormir. Um pouco triste, é verdade. Mas sonhei a noite toda com o jogo e acordei vendo que meu vício estava instaurado. Já era.

Como esse post já ficou um pouco grande, depois venho contar como foi meu segundo dia de aventuras pelos mares desconhecidos de League of Legends, de como eu consegui a Ashe, aprendi algumas coisas e tudo o mais. Tchau.

Quem escreve? Marina


Jornalista, escritora e invocadora nas horas vagas.

comentário(s)

  1. Felipe disse:

    Mesmo que todo mundo leia isto com toda emoção do mundo, não vai saber o quão irritantemente chorosos eram os seus “não consiiigoooo”.

    Mas os “Ah é? Nem tinha visto” foram muito bons…

  2. Tais disse:

    “Para mim, andar é com o esquerdo e magia é com o direito, e ponto”
    ué, não dá pra trocar os comandos? se não consegue se adaptar nem com reza, é o que eu faria xD

    A impressão que tenho é que não há outro gênero além do MOBA que exija tanto tempo de prática pra você realmente pegar as manhas (baseado na minha experiência desastrosa como a sua quando joguei LOL e agora tentando Dota 2). Já ouvi de amigo que levou UM ANO (sério) pra ficar realmente bom no jogo. E nego era mó viciado naquele troço também.

    Mas pela por um lado positivo, dizem que LOL é mais fácil que dota =p

    • Marina disse:

      Então Tais, eu tentei inverter, mas o jogo não aceita. Ele só aceita que você troque por teclas de atalho no teclado. Bizarro, né?

      Mas esse negócio de ser mais fácil que o Dota me falaram também. Isso é na parte de construir a build, porque no LoL só tem uma lojinha e eles mostram o que você precisa comprar pra conseguir itens melhores. No LoL em cada lugar vende uma coisa diferente e você tem que pesquisar muito pra conseguir!

      • Anderson disse:

        inverte no windows, vc pode alterar o mouse pra uso canhoto, nesse caso vai ficar invertido pra tudo. ou se vc tiver um mouse gamer, pelo programa do mouse vc configura ele todo, eu uso razer deathadder, e da pra configurar qualquer tecla pra fazer qualquer coisa (até macro)

  3. rapha disse:

    Olha deu vontade de jogar depois de ler o seu post, muito legal!
    Tentei fazer minha esposa jogar raganarok online comigo mas não deu certo, muito por culpa minha hehehehehe
    Tá de volta Marina?

  4. Otavio Nunes disse:

    Tenta wow é mais divertido, com mais historia e dinamica mais variavel. Já viciei minha namorada. Vou tentar ensinar Skyrim pra ela se divertir off-line tambem agora. E depois um Starcraft pra ser parceira na estrategia tambem.

    Ps. não gostei de lol.

  5. Heglaé disse:

    Acho que faz 1 mês que comecei a jogar LOL e é uma mistura de amor e ódio. Tem dia que jogo que ganho 2,3 partidas seguidas e outros que perco várias vezes, o que me deixa bem frustrada. LOL realmente depende de time. Se o time está redondinho, todo mundo jogando bem, a vitória flui sem problemas. Quando vc pega um time ruim ou que vc é que não joga bem com o personagem que escolheu, o time está fadado a derrota. É sempre uma suspresa jogar LOL. As minhas preferidas são a Ashe e a Lux e estou pensando em comprar a Miss Fortune e Caitlin.

  6. May disse:

    Comecei a jogar LoL no inicio do namoro, por influência dele, ainda nem tinha o server brasileiro. Aprendi com a Ashe e ainda é a que mais gosto, mesmo que reclamem quando eu a escolho (rola um preconceito com ela ¬¬), demorei um pouco pra aprender a jogar e ainda acho que falta muito, mas meu namorado é super paciente e sempre me ajuda ^^

    p.s.: agora não me vejo jogando sem a “tela solta”, mesmo que antes parecesse impossível, é muito legal estar do outro lado do mapa e acertar minha Flechona linda no meio da porradaria, ai meu time cai em cima do azarado que ficou congelado *-*

  7. Betto disse:

    Haha! Q dahora!!
    Tb jogo lol a pouco tempo, e sou mto noob, meus amigos q jogam desde o DOTA ja manjam mto bem e eu fico la noobando a partida…

    Mas vamo q vamo… Não desiste não…
    =]

  8. Fabio disse:

    hhaa mulher joga comedia! lembra-se sempre mater o foco algo,novata sempre vai fazer merda nao da nada. aprede sobre maneira de jogabilidade

  9. Nossa gostei bastante do seu post, pra falar a verdade me diverti muito rsrs…
    Acho que todo mundo começa como você, eu vim do dota, e lá eu passei os mesmos perrengues que você hehe.
    Mas é tudo questão de prática. Me add no skype:
    th.arbastos

    eu adoro conversar sobre league, tenho um canal no youtube, é so clicar ai no meu nome… É só sobre league.
    Espero seu convite em.. beijos.

  10. Jerry disse:

    Estou tentando convencer minha namorada a meses a jogar comigo, mas até agora sem sucesso… Eu não tenho deixado de ficar com ela para jogar, pelo contrário, eu jogo muito pouco hoje em dia para ficar com ela, mas sinto muita falta de jogar e não abriria mão dela para isso. Alguém tem alguma dica para tentar convence-la?

  11. Carlos disse:

    Maaaaaaaaaarina! Você não faz noção do quanto eu ri lendo isso tudo. kkkkkk
    Eu era a msm coisa no início! Tela bloqueada e tal’s. Jogar com a tela solta é impussibru msm. Agora já consigo jogar tranquilamente. Mas fica uma dica. Não fica indo muito contra bots porque os bots são fáceis.
    Acaba ficando mal acostumada.

    E amei seu blog ^^
    Primeira vez que vi. Super interessante.

  12. DomGabri disse:

    no começo, o mais legal é ir descobrindo os champs ao longo do tempo!! lembro-me como se fosse ontem, cada um novo era uma espectativa diferente! agradeça forte pelas mudanças apresentadas a Evelyn! acredite ela era infernal o.O’, o ult da katarina matava todo mundo, ninguem sabia parar o ult do nunu, jax e singed no outro time GG… kkk bons tempos… entrei quando tinham acabado de lançar a Miss Fortune! e não consegui parar de jogar até hoje! Boaa Sorte!

  13. arthur disse:

    Aperta o space para a tela ir no seu champion ;D isso facilita quando vc se perdi,usa os champions do recomendado,tipo garen,ashe,master yi.
    Desse maneira vc pega o jeito
    Dica de ouro veja vídeos no youtube sobre tutorias e afins.

  14. Nane disse:

    Nossa me identifiquei completamente…rs Não fui a única…Hahahaha Tb sofri horrores (ainda sofro) mas aos poucos a gente vai se superando!!! O importante é não desistir!!!

  15. Leonardo disse:

    Gatas do Lol me adicionem no msn leonardopoliva@hotmail.com

    quero uma namoradinha que joguem lol

  16. gabriel987 disse:

    Só uma dica quando você usa a tela desbloqueada, você pode apertar as teclas f1 f2 f3 f4 f5 para ir mudando entre os personagens do seu time, e quando você aperta espaço ela vola a centralizar no seu personagem. Treina com bot até você não morrer mais, depois tenta contra jogadores.

  17. Hayder disse:

    Que tipo de champ vc joga?
    A primeira coisa que você tem que treinar é o farm, matar os minion só com o último golpe, e no começo, sem itens isso é bem chato.
    Chama o seu marido e os amigos dele para irem x1 com vc, é mais divertido que o PVP e vc aprende mais.
    Vou postar aqui denovo, compra o Mordekaiser e o Ezreal.

  18. Hayder disse:

    O que vocês acharam das mudanças de pré-3ªtemporada?

  19. igor disse:

    Eu jogo lol desde o servidor europeu e o jogo teve uma alteração bem significante estes dias. Pelo visto o único que joga em pvp em tela travada, e ganho normal… se quiser jogar bem e disputar com qualquer yin tela desbloqueada, tem que acostumar a ter 3 olhos, um no seu carinha, um mo inimigo e um no mapa, assim você sabe tudo que acontece sem precisar gasta tempo deslizando com a tela… quem quiser add é igorrt

  20. Day Morais disse:

    Puutz, maiores dificuldades no LOL? Ir pro PVP to nivel 9 e morro de medo de ir pro PVP fui duas vezes com meu namorado e serio fiqei perdidinha !!
    Contra bot beleza… mas no PVP pqp perco o rumo completamente acho que é muita pressão !

  21. Marcos disse:

    Olha, eu jogo com tela bloqueada, e tenho me saído de forma excelente desse modo (Já já vou passar dos 1400) de elo (é difícil sair do elo hell e mal começou a season). Mesmo assim eu fui no configurações e mudei o atalho para desbloquear e bloquear tela do botão “Y” para a “barra de espaço”. Assim eu consigo ficar intercalando rapidamente.

    Então eu posso dizer, jogar com tela bloqueada ou desbloqueada não afeta a jogabilidade não. Estou 19/8 de vitórias com Ahri em ranqueadas até então, e com ela jogo com tela bloqueada, já que ela se movimenta demais.

  22. Anon disse:

    LoL é DotA pra criança, na boa. Eu tentei jogar mas os gráficos, a gameplay e tudo mais são muito infantis, voltadas pra gamers casuais que gostam de uma coisa fácil e de partidas rápidas. Tudo bem que quem criou LoL foi o Guinsoo, que desenvolveu o DotA por um tempo, mas o IceFrog foi quem melhorou, balanceou os heróis e deu fama ao jogo, e ele está trabalhando agora no Dota 2. Que, por sinal, dá um pau nesse joguinho (com exceção do matchmaking).

  23. —_¶___________________._
    —/________\___/__________|]¦ ¦¦¦¦D
    –/__==O_________________/
    —),—.(_\(_) /
    –//_¤_),——
    -//_¤_//
    //_¤_//.

    Aguarde enquanto carrega toda a sua idiotice.
    ¦¦¦ 80 %

    ¦¦¦¦¦¦ 90%

    ¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦ 100%
    Falha – crecimento descontrolado -

    ¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦ 200%

    ¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦ 300%

    ¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦ 400%

    E ainda continua crescendo, sabe por quê? Essa idiotice é infinita!

    Deletar idiotice?
    Sim [x] Não [ ]

    Senha:
    ••••••••••••

    Processando …

    Impossível deletar idiotice. Atenção! Arquivo muito grande

    ………………..,-~*’`¯lllllll`*~,
    …………..,-~*`lllllllllllllllllllllllllll…
    ………,-~*lllllllllllllllllllllllllllllll…
    ……,-*lllllllllllllllllllllllllllllllll…
    ….;*`lllllllllllllllllllllllllll,-~*~-…
    …..\lllllllllllllllllllllllllll/………\;;…
    ……\lllllllllllllllllllll,-*………..`~-~…
    …….\llllllllllll,-~*…………………)_-\..*`*;.…
    ……..\,-*`¯,*`)…………,-~*`~.……………/
    ………|/…/…/~,……-~*,-~*`;……………./.\
    ……../…/…/…/..,-,..*~,.`*~*…………….*……
    …….|…/…/…/.*`…\………………………)….)¯`~,
    …….|./…/…./…….)……,.)`*~-,…………/….|..)…
    ……/./…/…,*`-,…..`-,…*`….,—……\…./…
    ……(……….)`*~-,….`*`.,-~*.,-*……|…/.…/……
    …….*-,…….`*-,…`~,..“.,,,-*……….|.,*.…
    ……….*,………`-,…)-,…………..,-*`…,-*….(`-,…
    …………..f`-,………`-,/…*-,___,,-~*……
    CAMPANHA: NÃO ACREDITO QUE LI ISSO

    oooO
    (….)…. Oooo….
    .\..(…..(…..)…
    ..\_)….. )../….
    ………. (_/….. PASSEI SO PRA PEGAR MEUS 2 PONTOS !

    CAMPANHA VAI TOMAR NO C.Ú DESSA PERGUNTA

    ——————/´ ¯/)
    —————–/—-/
    —————-/—-/
    ———–/´¯/’–’/´¯`•_
    ———-/’/–/—-/—–/¨¯|
    ——–(‘(———- ¯~/’—’)
    ———\————-’—–/
    ———-’\'————_-•´
    ————\———–(
    ————-\———–\

  24. Jonas disse:

    vou te dar uma dica, um peronagem qe é muito facil de se jogar (na minha opinião) é a Katarina, Ashe, Garen e Leona. Tente jogar umpouco com esses champions qe quem sabe vc mata mais, morre menos e consegue jogar melhor, sou nv 30 com umas 200 vitorias, nao sou muito Pro ainda mas ja entendo um pouco =D

  25. [...] viciado. Mas cuidado, você pode se viciar também. Foi o que aconteceu comigo, como eu contei no Diário de uma Iniciante em LoL (que se preparem, está para voltar o/). Você começa a jogar para passar uns bons momentos ao [...]

  26. Sovereign disse:

    So vi esse post agora. Ri muito com sua experiencia no League of Legends, nunca joguei, mas fiquei curioso em saber como eh a vida noob num jogo como esse. Estou jogando guild wars 2, nunca havia jogado esse tipo de jogo, mas viciei, tanto que encostei meu ps3. Lag eh frustante mesmo, principalmente nun PvP. Qual configuracao do seu pc e monitor? Quanto menor a taxa de atualizacao melhor a performance no jogo. Eu jogo usando minha tv plasma, no guild nunca joguei no PvP, entao a tv nao afeta em nada o jogo. Seu marido joga a quanto tempo o LoL? Caso eu jogue LoL acho que nem encontraria brasileiros, aqui no Japao nao deve ter muitos players, o guild jogo num server europeu, agora to num clan lusitano. Continua jogando ou desistiu do jogo?

  27. Mariana disse:

    Eu simplesmente me vi nesse post <3

  28. Bruna disse:

    Que demais eu pensando que tava sofrendo sozinha e que era a pessoa mais incapaz do mundo. pior que agora eu to na fase de entender quais itens comprar e o que cada invocador faz ( mid jungle, nunca sei quem vai aonde x.x) não é facil não ainda mais pra quem nunca viu os outros jogos deste tipo !

  29. Monalisa disse:

    Me identifiquei TANTO na parte do ‘ah, é? nem tinha visto’ hahahahahhahah

  30. gustavo silva disse:

    dps de 1 ano eu aki comentando kkkk
    eu conheci mta gente q joga Lol e fiquei curioso aki na minha cidade um monte de gente se encontra na lan pra jogar eu to bbaxando e ta kuase acabando no meu pc eu joguei com 1 conta emprestada de ashe ela e mt boa e tipo eu era mt nb mas fiz 10/7

  31. hanna disse:

    Ahahha, Me identifiquei também.
    Mas ao invés do meu namorado, quem me fez jogar foi meu irmão mais novo, já que eu sou facilmente convencível se ele apresentar os bajulos corretos..
    Então, comecei a jogar faz dois dias e estou andando de encontro ao vicio.. Adoro os personagens, a arte é muito bonita! (E pra quem ajudava o irmão a matar Lunáticos em RO, LoL é avanço)
    Me identifiquei muito com suporte, claro que jogando com meu irmão que é bastante experiente e consegue levar a partida sozinho sem contar com minhas trapalhadas.. Ele agora quer que eu aprenda a jogar com outros tipos de personagens, e fica repetindo ADC, TOP BOT MID blahblahblah… entra por um ouvido e sai pelo outro hahah, vou caminhando e cantando e seguindo a canção :)

Comente este post