Não importa o quanto você se considere RPGista oldschool, duvido que tenha um d20 do Período Ptolomaico.
Pois é! Esse dadinho retrô da imagem acima foi encontrado no Egito e tem sua origem entre 304 e 30 antes de Cristo!
As letras esculpidas nas faces são gregas, provavelmente por conta da longa associação entre o Egito e a Grécia

O dados está no The Metropolitan Museum of Art, e faz parte de uma coleção adquirida pelo museu em 1910 (outros dados aqui e aqui).
Inicialmente, eles pertenciam ao Reverendo Chauncey Murch, um colecionador de antiguidades do Egito que os adquiriu entre 1883 e 1906 quando era missionário no país. São os dados icosaedros mais antigos já encontrados. Poderiam ser usados para adivinhação do futuro, apostas ou jogos.

Mas não eram só os egipícios que rolavam um d20. Os romanos também utilizavam estes dados há mais de 2.000 anos, entre os séculos 2 e 3 depois de Cristo. Acredita-se que eram usados em conjunto com um oráculo inscrito num pilar em local público. A pessoa querendo saber seu futuro jogava o dado para escolher uma letra aleatoriamente e assim consultar a inscrição que correspondia a letra sorteada.

E você? Já imaginava que, antes de Dungeons and Dragons, o d20 esteve entre Pirâmides e Oráculos?
Fica a dica pro próximo RPG XD

Garotas Geeks também é história!

Quem escreve? Livia


Estudante de jornalismo, escritora amadora e tenta ser atriz nas horas vagas XD. Já praticou esportes super populares, tipo xadrez, rapel e kung fu. Quando realmente gosta de uma coisa não acha "legal", se apaixona completamente. Dentre essas paixões estão o RPG, mangas/animes, como Claymore e Berserk (embora admita que leia Naruto) Final Fantasy (é apaixonada pelos enredos e gráficos *-*) e o Garotas Geeks! Aye!

Categorias: Games, Manchetes, RPG

Comente este post