Explicando de maneira bem simples, Realidade Aumenta (RA) é basicamente a integração do mundo real com o mundo virtual. A gente já viu coisas do tipo em filmes como Star Wars, A Máquina do Tempo e Minority Report. Aquelas cenas em que o Tom Cruise pira mexendo em imagens no ar, aquilo é realidade aumentada. Sabe aquelas imagens que apareciam do ponto de vista do Robocop que fazia identificação de pessoas, cálculos, miras, entre várias outras coisas? Parecido com a tela que o Iron Man usa em sua roupa? Pois é, tudo isso é realidade aumentada. E se Tony Stark e George Lucas achavam que isso era legal, você vai achar mais ainda.

Algumas pessoas já ouviram falar em RA, e normalmente a primeira coisa que vem às suas cabeças são aplicativos de Smartphones, como o que aparece nesse vídeo SUPER LEGAL que vocês vão ver abaixo. Com o Augmented Reality Cinema, você mira o seu celular para um local onde ocorreu a gravação de uma cena famosa de filme, e você pode vê-la através da tela do seu aparelho:

É possível que os próprios usuários façam tags de outros locais relacionados a outros filmes para ampliar o arquivo de cenários.

Mas o que me inspirou a falar sobre esse assunto foi ver essa imagem no Facebook:

piratas do caribe

Isso é PURA REALIDADE AUMENTADA. Para fazer imagens virtuais aparecerem em uma tela sobre uma imagem real, usa-se marcadores, que são esses quadradinhos com uma bolinha no meio que estão colocados no ator Bill Nighy e nos outros coadjuvantes em Piratas do Caribe: O Baú da Morte. Achei esse vídeo que mostra como o Davy Jones foi feito, desde a animação no computador até a sobreposição no ator que o interpretou. A imagem não é muito boa, porque alguém filmou a TV, mas mesmo assim, é MUITO interessante:

É quase inacreditável do quão perfeito ficou o resultado final.

Mas além do uso para fazer “personagens fantásticos” mais realistas em filme, essa tecnologia está recebendo muito investimento de estúdios cinematográficos porque ela promete baratear e simplificar a gravação de cenas. Imagine não mais precisar mais que se compre móveis e objetos para um filme todo, vão economizar dinheiro bagarai! Tudo será virtual, mas tão real aos olhos do telespectador quanto se fosse de verdade.

Outro problema é a dificuldade que se tem para montar e desmontar os cenários e o tempo levado para tal. Por causa disso, hoje as cenas não são gravadas em ordem cronológica da história, mas sim pela ordem de montagem dos ambientes. Com a realidade aumentada, será possível que as produções cinematográficas sejam gravadas cronologicamente, facilitando a interpretação dos atores e a organização dos diretores.

Veja esse vídeo que mostra várias imagens originadas de um marcador que aparecem através de uma simples webcam. O vídeo começa com exemplos mais simples, indo até os mais complexos, como seres humanos e robôs:

Mas enfim, esses exemplos que eu coloquei são ínfimos perto das possibilidades que a realidade aumentada possui. Nós temos outros exemplos, como o próprio Kinect do Xbox 360, que faz uso, de uma forma bastante simplificada, da RA. Ela também pode ser usada no ensino, para potencializar o aprendizado, fazendo com que a criança ou adolescente possa visualizar o que então parecia muito distante, como ligações químicas, a maneira que o corpo humano funciona e até trigonometria.

Para mim, se ela já existisse nas minhas aulas de química do colegial, seria uma benção. Pqp como eu tinha dificuldade em entender ligações químicas, balanceamente, e outras coisas que eu odeio.

PS: Queria ter colocado aqui uma entrevista que eu fiz durante a faculdade com o Prof. Dr. Antônio Carlos Sementille, de Ciência da Computação da Unesp de Bauru, que é um dos maiores pesquisadores dessa nova tecnologia no Brasil e está até exportando diversos de seus trabalho. Ele possuía imagens muito interessantes mesmo. Mas infelizmente não consegui localizar =/

Quem escreve? Marina


Jornalista, escritora e invocadora nas horas vagas.

Comentários

  1. […] já explicamos aqui no Garotas Geeks como esses ~efeitos~ funcionam, mas hoje vamos mostrar como é a verdadeira cara das cenas que vemos no cinema. Tudo é gravado […]

  2. Camila Guimarães disse:

    Marinaaaaa, estou fazendo um trabalho sobre realidade aumentada, quais foram suas fontes? Você ainda tem a entrevista que fez com o Prof. Dr. Antônio Carlos Sementille?
    Parabéns pelo seu texto aguia dourada, bom demais!