Olha esse TESOURO que me surgiu no Facebook hoje: em 1991, a febre dos videogames atingiu um nível tão alto no Brasil que recebeu uma edição do Globo Repórter! Gamers: quem são? De que se alimentam? Como se reproduzem? LOL

Comecei a ver e acabei assistindo o negócio todo porque é muito interessante ver a evolução do mercado nesses 22 anos que se passaram, assim como a forma com que as pessoas se relacionam com os games.

A repórter Neide Duarte, que começa a matéria, manda uma pérola atrás da outra: desde chamar o Mario de bombeiro e o Sonic de gato a “entrar” no videogame (com direito a animação dos anos 90) e fazer reflexões filosóficas sobre o que é a vida/a vida é efêmera nos videogames e todo aquele blablablá que você já deve ter ouvido umas 30 vezes sobre como os jogos te tiram da sua realidade, viciam e etc. Ela fala ainda com um progamer de Castle Of Illusion e com uma psicóloga preocupada com o que a juventude está perdendo na frente da TV. Tudo muito filosófico, muito viajado, muito pouco jornalístico e um tanto de desdém que é bastante engraçado! Hahaha!

Depois a bola passa para outros repórteres, que falam sobre as novidades de games que estão sendo lançadas no Japão (detalhe para as filas quilométricas para lançamento da Nintendo – 22 anos depois e ainda estão aí!) e sobre os simuladores.

Juro, vale muito o play:

Melhores momentos separadinhos pra quem estiver com preguiça:

  •  01:31 – SDDS locadora!
  • 02:30 – chocada com a violência do bombeiro Mario + ENTREVISTA COM O MARIO!!! pfvr vergonha
  • 03:15 – irmãos brigando por causa do videogame! Olha a influência!
  • 04:40 – o gato Sonic roubando a atenção da família do gato Tom :(
  • 05:00 – a psicóloga que manja muito de games cagando regra sobre a vida
  • 05:20 – “a solidão faz parte do jogo” + “a vida não é uma só, a morte não é irreversível e nós não somos os mesmos”
  • 06:30 – o programer de Castle Of Illusion + reflexões sobre quando se matar é a melhor opção HAHAHAHA
  • 09:50 – Robocop e Donatello dando um rolê na galera AI GENTE É MUITO ENGRAÇADO HAHAHA
  • 11:50 – novos periféricos para games (CRÉÉÉU)
  • 12:40 – “imagens tridimensionais” OI?
  • 13:25 – fila imensa para comprar o novo Mario!
  • 14:04 – computadores top de linha de 1991 para fazer novos jogos
  • 15:37 – F Zero, game de corrida “com um realismo surpreendente”
  • 18:40 – game preferido da editora do caderno de tecnologia: Pac Man, lançado 9 anos antes da reportagem
  • 21:00 – aqui começa sobre simuladores e perde a graça porque simulador é chato desde sempre, RS.

Acho muito legal esse tipo de reportagem que alguém gravou e colocou no Youtube um tempão depois porque dá pra gente ver bem o salto que a tecnologia deu! A gente vive, nos últimos 20 e tantos anos, num “momento” (porque, né, 20 anos não é exatamente UM MOMENTO) em que tudo se reinventa muito rápido! Acho que somos a primeira geração que pode dizer que viu e viveu grandes mudanças tecnológicas em pouquíssimo tempo – é só olhar os games que você jogava quando era criança e os que joga hoje, ou pensar em como se comunicava com os amigos ou fazia trabalhos pra escola (sdds folha de almaço) (zuera sdds nenhuma) e como faz isso hoje. Não apenas ouvimos falar ou vimos isso na escola; vivemos com a tecnologia o bastante para deixar que ela forçasse mudanças nas nossas opiniões e nos nossos hábitos. Para o bem ou para o mal! Mas eu sou otimista e só vejo coisas boas nesses grandes avanços de tecnologia pessoal ;)

Valeu Sedex pela dica!

Quem escreve? Giovana


Giovana vê referências nerds onde não tem, crê que dor de cabeça é gene X se manifestando e acha que De Volta Para o Futuro > Star Wars. Pretende ser Embaixadora da Terra para Assuntos Externos e ainda quer casar com o Zachary Quinto apesar dele ser gay (afinal, é mandingueira e traz a pessoa amada de volta em 3 dias).

Categorias: Destaques, Games, Manchetes

comentário(s)

  1. fb disse:

    Tenho quase certeza que aquele cara fantasiado de mario aos 10:00 minutos é o bola do panico :-)

  2. Kelly CML disse:

    Ah, bons tempos, eu, meus irmãos e nosso dynavision com tela de power de toque *____* wow achava aquilo tão evoluido! rsrsrs
    Engraçado é ver esses mesmos malucos da globo debatendo agora no globo news sobre games, só que agora com o maior respeito! rsrsrs
    Nada melhor para fazer mudanças do que o tempo!

  3. Sovereign disse:

    Nao assisti esse GR, na epoca tava na facu, estudava a noite. Alias, desde inicio da decada de 90 parei de ver tv e hoje nem sinto falta. Sabendo dos lancamentos de filmes sci-fi e jogos ta bom demais.

  4. Excelente post, meninas. Grats!

  5. Giovane disse:

    Giovana, parabéns pelo post “games em 1991″
    Apenas um detalhe(só quero ajudar), quando a repórter Neide Duarte falou do “bombeiro Mario” na verdade foi uma forma reduzida de ‘bombeiro hidráulico’ que é o profissional que conserta encanamentos, torneiras, chuveiros, pias, etc… O mesmo que “encanador”.
    O outro bombeiro(só a palavra ‘bombeiro’) é o que todos conhecemos: combate incêndios,…
    Por favor não leve a mal, só quis ajudar.

  6. Diogo disse:

    O Mario come moeda e o Sonic é um Gato ? 22 anos depois eu fui descobrir isso…kkk

Comente este post