Na semana passada postei sobre Colonizadores de Catan! Nessa semana vou falar sobre uma das minhas mais novas aquisições: Boss Monster!! Esse jogo foi inspirado em RPGs dungeon-crawlers e games antigos (as cartas são todas em pixel art), além de contar com elementos de estratégia como no Catan e Magic: The Gathering. Ele não é um jogo de tabuleiro, mas é o que chamamos de table-top game (jogo para se jogar no topo da mesa).

Boss Monster foi fundado através do kickstarter!! Os criadores pediram apenas U$12.000,00 para ser fundado e no final conseguiram exatos U$215,056. Ou seja… foda!!! Eles conseguiram fazer absolutamente tudo que foi prometido, com direito a edições especiais lindas e agora estão colhendo frutos do seu esforço.


olha essa caixa linda e perfeita com cara de fita de jogo antigo

olha essa caixa linda e perfeita com cara de fita de jogo antigo

E como é esse jogo? É bem simples! Um jogo de cartas em que você é o BOSS (chefão) e tem que matar os heróis que tentam entrar na sua dungeon (calabouço). Lembrando que seus coleguinhas/adversários são outros chefões de outras dungeons, então além de ter que matar o herói, você deve primeiro atrair ele para sua dungeon com tesouros! Você pode jogar com 2, 3 ou 4 pessoas!

E como funciona? Cada jogador constrói uma room (sala do calabouço) no início da rodada, o máximo são 5 salas. Cada uma dessas rooms tem um valor de tesouro, que irá atrair um tipo diferente de heroi.

Os tesouros/herois são:
Saquinho de moedas – atrai Thiefs (ladrões)
Livro – atrai Mages (Magos)
Espada - atrai Fighters (Guerreiros)
Ankh – atrai Clerics (Clérigos)

Os aventureiros são retirados aleatóriamente de uma pilha de cartas de herói e serão atraidos para as Dungeons que possuem o maior número de tesouros de seu interesse! Por exemplo: Se eu tenho mais ESPADAS na minha dungeon que os meus colegas, os Fighters serão atraidos para mim (MUAHAHAHA)

IMG_6769

Quando o heroi é atraido para uma dungeon ele deve cruzar todas as rooms da mesma, em direção ao BOSS. Para cada herói derrotado em sua dungeon você recebe 1 SOUL (1 ponto) e para cada herói que passar por todas as salas e sobreviver, você recebe 1 DAMAGE (1 ferimento). Além das rooms, os jogares podem utilizar magias para impedir que algum herói lhe cause dano.. ou então para sacanear a dungeon do coleguinha, HEHEHE

Os heróis podem ser simples ou épicos! Os heróis ÉPICOS são os mais difíceis de matar e por isso valem 2 SOULS, mas causam 2 DAMAGE!
O primeiro jogador a completar 10 SOULS (pontos) ganha o jogo! Mas aquele que sofrer 5 DAMAGE (ferimentos) é eliminado do jogo e sua dungeon destruida!

IMG_6772

Invertendo o papel do jogador (como vilão e não herói), você desperta seu lado maléfico e aprende que a diversão não está em ganhar… E sim poder ferrar o próximo!! HEHE!! Acho que isso é o que mais gosto nos jogos modernos, você não fica só naquele modelo básico de regras quadradão em que tem que seguir um plano do início ao fim… As spells e cartas de room desse jogo são tão diferentes que a cada nova partida você deve construir dungeons com estratégias inovadoras.

Uma das coisas mais bacanas desse jogo é você pegar uma carta e reconhecer a referência que ela faz!! Tem VÁRIOS easter eggs espalhados nos Bosses, Spells, Rooms e heróis. Super mágico (heart)


referências a Harry Potter + Voldemort, princesa Peach e Assassin's Creed

referências a Harry Potter + Voldemort, princesa Peach e Assassin’s Creed

Warhammer, Metroid e  Game of Thrones!

Warhammer, Metroid e Game of Thrones!

John Snow (Game of Thrones), Jace Beleren (Magic The Gathering) e Bilbo Baggins (Senhor dos Aneis)

John Snow (Game of Thrones), Jace Beleren (Magic The Gathering) e Bilbo Baggins (Senhor dos Aneis)

Publicado pela Brotherwise Games, uma editora indie, esse card game pode ser comprado nos Estados Unidos pelo valor de U$25 (aproximadamente R$50) aqui na loja oficial, mas também dá para importar como eu fiz. Fica mais carinho, mas vale a pena caso você não tenha nenhum amiguinho/parente ou oportunidade de visitar os EUA! Como é um jogo de grupo, você pode dividir o preço com seus amigos – o que eu fiz HEHE!

IMG_6758

Gostou? Você também pode acompanhar novidades do jogo aqui na fanpage deles! Eles também tem um pacote de expansão com novas cartas de heróis, magias e salas, mas que infelizmente eu não tenho :(

Quero agradecer o pessoal pelos comentários, já conheço e falarei sobre todos os jogos que postaram lá! Mas um de cada vez!

E na semana que vem, prepare-se para… WIZ-WAR! :D

Quem escreve? Luiza


Ilustradora e co-fundadora do estúdio independente 2Minds Studio, apaixonada por pintura. Dona de dois maine coons gordos, adora Sailor Moon, jogos de tabuleiro, música instrumental, pintar as unhas sozinha, doces e jogar com o amado! Gêmea carioca da Minhoca <3

Comente este post